sexta-feira, 5 de julho de 2013

As coisas mudam...

É. Mudam mesmo. Aliás ultimamente ando mudando muita coisa, até de casa vou mudar (em breve). E por que não o nome do blog? Bom, eu comecei na vida blogueira já faz um tempinho e nem sequer lembro perfeitamente o ano, podes crer. Era no falecido Weblogger. Extinguiu-se e ficamos a ver navios. Então migrei pro Uol. Problemático deveras (adoro essa palavra, não me pergunte a razão). Ah, o nome do blog era Graphos. Dispunha-se inicialmente a uma coisa completamente diferente do que aconteceu depois. Ele evoluiu, digamos assim, por caminhos inesperados. O certo é que tomei gosto pela coisa e ele - o blog - virou uma extensão do que eu pensava na época. Fosse problemático ou não, acredite. E por tomar gosto, não me entenda mal, não é que me considere uma "blogueira" das boas, até porque para isso, acredito eu que é necessário preencher alguns quesitos que não sei se verdadeiramente não virariam lacunas na minha vida virtual. Isso pouco me importa, na verdade. Eu gosto de escrever e ponto (não um final). Disso não depende a minha vida financeira nem nada, então posso me dar ao luxo de escrever despreocupadamente, certo? E tenho feito. Quando dá e sempre sobre o que melhor me apraz. 
Como dizia eu, o Graphos no UOL não deu muito certo, assim como uma penca de gente também constatou na época. Então chegamos - sim, tenho alguns contatos no blog desde esse tempo, 2005 ou 2006, sei lá - ao Blogger. E aqui estou eu desde então.
Era tempo da minha leitura compenetrada em A Menina que Roubava Livros. E isso me inspirou a intitular o novo, nem tão novo assim, de Roubando Palavras.
Ora, já disse o saudoso Renato Russo: quais são as palavras que nunca são ditas? Partindo desse ponto, decidi que roubar palavras seria um termo adequado ao que todos fazem na vida, uma vez que verdadeiramente elas não são únicas ou "inéditas", não. Elas são palavras repetidas sempre. De um modo ou de outro. Para mim, somos submetidos a cada dia a uma "releitura eterna" de tudo, não só das palavras. Observo que as coisas estão sempre se repetindo num ciclo vicioso. Sem começo e sem fim. E a despeito disso incomodar algumas pessoas, eu gosto. 
Definitivamente, não sou simpatizante de mudanças. Não as vejo com amizade ou satisfação. Detesto. E não vou encobrir a minha razão real de evitá-las. Eu não vou dizer meia dúzia de palavras inúteis e bonitas só para não ser tachada de covarde. Não. Eu tenho medo, tenho receio, sempre. Simples assim. Não me ensinaram a ser receptiva para com elas. Eu gosto de rotinas, sinto segurança com isso, e não adianta me torcerem o nariz, aqueles que se veem aventureiros e abertos a coisas novas, porque isso não me atrai e nem me provoca inveja. Eu sou muito metódica. 
Porém, com o tempo, a experiência vai se alojando com mais calma, sem muita pressa e gente percebe muita coisa que antes não enxergava. E qual não foi o meu espanto em descobrir que apesar de todo esse meu medo da mudança em si, eu sempre acabei me adaptando, então ponto pra mim e nada pra ela. Contudo, não pensem que essa descoberta me deixou mais afeita a mudanças de qualquer tipo. Não. Ainda prefiro me abster da companhia dela. Mas conforme aquele ditado "nunca diga nunca", quem sabe haja esperanças para ela ser bem-vinda na minha vida, algum dia bem longe, de preferência. 
Agora, todo esse discurso, é só para explicar que em relação a coisas simples eu também reluto em mudar. E eu resisti bastante à ideia de mudar o nome do blog, mas acho que pelo menos simbolicamente é coerente. 
Primeiro, eu não tenho mais os mesmos pensamentos da roubadora de palavras e eu queria um nome mais curto já há algum tempo, algo mais objetivo, sabe? E aí pensei em títulos de livros, "Memórias do subsolo" foi um dos que me ocorreu, mas era igualmente grande e meio pessimista, sabe? Afinal, o autor não estava numa boa fase quando o escreveu. Mas ainda inspirada por esse, poderia ser Memórias de Rodapé, porém, ainda era grande. Notas de Rodapé, era grande e já existia. Aí pensei em algo sobre a palavra "linha", Entrelinhas, quem sabe. Já tinha algo do tipo. E então sublinhar, destacar palavras, algo do tipo. Aí me ocorreu sub linhas, e isso sequer existe de verdade, a menos que sejam sub-linhas de metrô ou algo assim. Ah, no Excel, também procedem as sub-linhas. De qualquer modo, implicitamente, Sub-linhas significaria aquilo que fica por trás ou por baixo do visível, significaria, algo meio despercebido, meio oculto e ao mesmo tempo, algo com destaque. Quando procurei por um blog assim, com esse nome e não tinha, fiquei toda feliz e agora apresento-lhes o novo nome do meu antigo blog: Sub-linhas. E sintam-se sublinhados por esta que vos escreve. 
(Como não queria perder meus contatos, ainda não mudei a URL, mas o próximo passo será esse.)

4 comentários:

  1. Ohh Dorinha, é com alegria que acompanho todos esses tempos, as vezes é bom mudar, entregar-se a algo novo, só para sentir um friozinho na barriga.. mas relutar para mudar o nome do blog menina? rsrs bem coisa tua.. mas gostei, tbm terei que me adaptar,afinal já estava acostumada com o antigo e talvez me peque ainda a trocar os nomes..rsrs..

    Leio sempre, visito sempre, comento quando acho oportuno e tu sabe que eu amo esse teu joguete de palavras e essas infinidades de palavras que aprendo novas que so o dicionário me ajuda a entender..rsrs

    É bom ver, que a gente se desliga um pouco, da nossas escapadelas pela vida, mas retorna ao ponto inicial, e que os blogs da vida continuem sendo nosso refugio... Bjaoo Dora...

    ResponderExcluir
  2. Tão antiga quanto eu rs. Oposto a ti. Adoro mudanças. Também estou na. Blogsfera há nove anos, migrei do Flogs e sigo com olhares do avesso. Tenho que me acostumar com seu novo visu. Tudo é questão de tempo. E há de se mudar algo para trazer à tona sua nova experiência rs mas cada qual ao seu. Bjs saudosa

    ResponderExcluir
  3. E eu percebo que somos amigas desde os tempos do falecido Weblogger. Adorei perceber isso porque fomos acompanhado as mudanças da vida uma da outra. E por mais que você não goste, a vida é repleta daquelas pequenas que nem percebemos. E quando a gente olha, já foi, já passou, já mudou. rsrs
    Gostei do novo nome. E vamos recomeçar de novo com seus textos sempre bem escritos. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. olha querida Dora o link do pacato rs

    http://olharesdoavesso.blogspot.com.br/2009/07/pacato-cidadao.html

    ResponderExcluir