quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Viva!

Canal Viva. Isso me tem rendido muita nostalgia. Eu vejo coisas que me lembram a infância. Programas interessantes. Programas que nem sonhava em ver, simplesmente porque era criança demais. E naquele tempo - de infância - as coisas eram tão diferentes. As brincadeiras, a disciplina, o humor, as regras. 
Eu vejo diálogos que hoje em dia seriam inimagináveis, seriam condenáveis até, e tudo por "depreciarem" a imagem do outro, por denotarem atitudes ou intenções racistas de acordo com os atuais preceitos.
Mas os tempos mudaram. E eu me pergunto se havia mesmo uma nota racista nas entrelinhas de tais palavras ou será que hoje em dia, exagera-se muito nesse aspecto? Não sei. Sei que generalizar não é uma atitude inteligente. Sou fã do equilíbrio. Nem tanto e nem tão pouco. 
Contudo, acredito que muita coisa boa se perdeu pelo tempo. O imediatismo foi responsável por algumas coisas. A velocidade de informação também. Hoje em dia, a superficialidade é mais presente. Todo mundo sabe de tudo um pouco, mas pouca gente se preocupa em se aprofundar em algo, afinal, não se tem tempo. E segundo as regras atuais, tempo é dinheiro, literalmente. 
A qualidade ficou subjugada pela quantidade. Produções em série são mais lucrativas do que a singularidade. Bom, mas a modernidade também trouxe coisas boas. Importantes e por vezes, facilitadoras. Tudo tem seu lado bom e seu lado mau, resta-nos somente avaliar se antes ou agora se tem mais ou menos vantagens. Era mais fácil de levar a vida antes ou agora?? Eu não sei direito, mas ando pensando nisso. Eu só sei que muitas pessoas parecem gritar em uníssono "viva a superficialidade!" E isso tem me incomodado um pouco, mas nem só do que eu gosto é feito o mundo, né? E eu desejo fervorosamente que esse panorama mude. Acredito piamente que as relações cresceriam em qualidade e beleza. E não só as interpessoais. Na minha concepção, essa urgência é prejudicial. Mas há quem seja um franco apreciador de tudo isso. E talvez seja a grande maioria. Eles não têm tempo...

2 comentários:

  1. Esse canal Viva mexe mesmo com a gente. Teve um dia que me peguei paralisada vendo Vamp, da mesma forma que fazia aos 6 anos. hahaha

    Quanto a sua análise, assino embaixo. As pessoas estão imediatistas e superficiais. E tudo acontece ao mesmo tempo. Engraçado que o computador seria para nos facilitar, mas gastamos cada vez mais tempo aqui. Li uma reportagem do escritor Umberto Eco para Época que me fez refletir muito. Ele disse: "Informação demais dá amnésia". Faz sentido...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, cada tempo no seu.
    O que hoje parece óbvio e na "cara", a tempo atrás soava a ingenuidade.
    Mudanças dos tempos!

    Beijo

    ResponderExcluir