segunda-feira, 30 de março de 2009

A incredulidade da "paraíba" aqui

O Brasil é um país dos grandes e como tal, possui muitas culturas, diversidade de coisas e pessoas, regionalismos com divergências gritantes. Inclusive o clima é muito variado também, e indo de um lugar a outro pode-se encontrar desde um calor infernal, como em muitas cidades do Nordeste, entre as quais, vale ressaltar Teresina no Piauí, até as cidades mais ao sul, como Gramado no Rio Grande do Sul com temperaturas muito baixas, por exemplo...
E entre tantas diferenças, há também as que se relacionam à riqueza de cada região.
Umas mais ricas, outras mais pobres e entre elas, a região Nordeste que é muito discriminada pelas regiões que em sua maioria são tidas como as mais desenvolvidas.
No entanto, parece que o grau de "desenvolvimento" é diretamente proporcional ao de preconceitos e afins. Claro que toda regra tem lá sua exceção (menos a de que "todas as proparoxítonas são acentuadas") e eu não gosto muito de generalizar as coisas. Sei que não é todo mundo lá de "cima" que implica com o povo aqui de "baixo" (não é segredo que sou nordestina)... por lá tem gente boa, esclarecida e sem preconceitos também... mas há de se reconhecer que existe muita discriminação ainda. O que é uma pena. Somos uma região pobre, com poucos recursos, claro, mas isso não significa dizer que paramos na era do cangaço nem nada assim. Tampouco por aqui todo mundo mora em tabas. Somos normais. Alguns mais inteligentes que outros. Alguns mais cultos que outros. Alguns mais bonitos que outros. Alguns mais ricos que outros e mais pobres também, como queira... E não preciso relembrar a extensa lista de nordestinos que se destacaram mundo afora. Desnecessário. Meu objetivo não é este.
Mas ainda me impressiona escutar certos termos em tom pejorativo relacionando o povo daqui da minha terra com idiotas ou algo do tipo "escória cultural", sabe?
Escrevo isso, porque por estes dias andei em outras terras e de vez em quando ouvia um ou outro empregar o termo "paraíba" como sinônimo de idiota, imbecil e daí pra baixo.
Sinceramente não me ofende, mas deixou esta "paraíba" que aqui escreve, incrédula. A gente sabe dessas coisas, mas quando presencia é diferente.
E ainda dizem que atrasados, subdesenvolvidos e retrógrados somos apenas nós, os "paraíbas"...

10 comentários:

  1. putz, aqui no Rio a galera usa paraíba como pejorativo mesmo....mas oq não falta é gente cheia de preconceito e mente pequena pelo mundo né?!!

    bjs chuchu

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dora!
    Como você sabe, sou carioca. Mas tenho um lado "paraíba" também. E com muito orgulho! Sim, eu sou neta de paraibanos. E tudo que tenho agradeço aos meus "paraíbas" que vieram sem nada para cá e conseguiram vencer. Não somos ricos, mas temos uma vida muito digna. E tudo foi conquistado com muita luta e honestidade.

    Infelizmente, existe sim esse preconceito e eu fico sempre indignada. Não consigo me acostumar!
    O termo "paraíba" é usado em relação a todos os nordestinos. Ou seja, como se todos você fossem iguais sem nenhuma diferença cultural.

    Mas, infelizmente, há preconceitos com todo mundo: carioca não trabalha e vive na praia, paulista é mau humorado, gaúcho é gay... Depois dizem que o Brasil não é um país preconceituoso. Sei...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não, isso não se aplica somente aos nordestinos ou neste caso, aos paraibanos. Sou gaúcho e sei como é sofrer "na carne" todo o tipo de comentário. Faço o seguinte: sigo meu caminho, cada vez mais orgulhoso! Apenas levantar a cebeça e seguir andando. Quem quiser que comente, fale mal, daqui ou acolá. São no mínimo pessoas que nunca sairam de sua cidade, seu lugarzinho. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi muito esse termo também, e nem posso imaginar de onde tenha surgido!
    A única coisa que eu tenho costume de falar é "cara de cearense" quando a pessoa tem aquele rosto chato e é moreno, mas tem outros termos também referidos a outros lugares, tipo Baianada, não sei se ai se usa isso, mas por exemplo, quando alguém faz uma coisa errada no transito sabendo que esta errado, chamamos de baianada. E a sacanagem que tem aqui no estado com os Mineiros? afinal o ES é o litoral deles, quando ve alguém na praia em dia nublado ja soltam um "tem que ser mineiro", ou quem fica ate tarde na praia "isso é cosia de mineiro".
    E assim vai!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, Dora. Falou e disse. E o melhor: disse bem e sem machucar ninguém injustamente. A-D-O-R-E-I!!!
    BeijoO*

    ResponderExcluir
  6. Ai se todo "paraiba" tivesse a tua "paraibanidade"! O mundo era bem melhor...........

    ResponderExcluir
  7. Assino embaixo do que vc escreveu. Sou 'paraiba' tb, com muito orgulho e sinto raiva e pena de pessoas ignorantes, que nao conhecem nossa região e ficam fazendo esse tipo de comentário.

    Preconceito é coisa de gente ignorante e tenho dito.

    :*

    ResponderExcluir
  8. Eu n consigo abri o site das tirinhas, Doraaaaaaaaaaaaaa :(
    Buáaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  9. Dorinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Eu te amo muito!

    ResponderExcluir
  10. Dora,
    Não esquenta porque este tipo de coisa afeta todas as regiões de alguma forma. Outro dia li um post de uma carioca que, reclamando dos paulistas, fez um dos posts mais preconceituosos e bairristas que já li. É claro que fiquei p. MAs não tem jeito, o preconceito esta enrustido no dna do ser humano e se fugimos de alguns, nos esbaldamos em outros. Crianças discriminam outras por qualquer coisa. E as opinões generalistas serão sempre parte do incosciente coletivo.
    O jeito é abstrair porque sempre teremos algo que fará outros nos enxergarem de forma equivocada.
    BAta no peito e fale: paraíba sim com muito orgulho. Pronto, desmonta o falador.
    Bjs, Dora!

    ResponderExcluir