quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Os chatos

"Há duas espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e... os amigos, que são os nossos chatos prediletos."
Mário Quintana

Os chatos. Eu encontro muitos deles todos os dias. E quem não os encontra? Encontrá-los e reconhecê-los ainda é uma sorte melhor (acredite!) do que nunca reconhecer um chato, porque assim, é quase certo que o chato atuante seja você...
Mas falando em chato, é incrível como esta é uma espécie de peso no mundo. Uma grande fatia na humanidade. Mas será que os chatos têm utilidade nesse mundo? Será que em algum momento cooperam para o equilíbrio do mundo? No entanto, pensando bem, o mundo não é equilibrado.
Então a função deles - dos chatos - será unicamente chatear?
Peço a Deus não ser eu mesma uma integrante desse fatídico grupo, pelo menos não sempre, porque em algum momento, acho que todos nós viramos um chato de galocha*... todos nós temos o nosso "momento"...
Aqui não falo dos chatos ocasionais, quero esclarecer esse ponto. Falo dos chatos permanentes. Aqueles que são repetitivos, enfandonhos e altamente maçantes. Eles não compreendem a hora certa de falar e nem de parar de falar. E eles insistem. Acho que a marca registrada deles é esta: insistir. Sempre. Principalmente quando não é mais necessário.
Mas antes de qualquer coisa, o chato é inocente. Ele não sabe que o é. É um ignorante das chatices que provoca. Não sabe que chateia, acha que agrada sempre. O que me faz pensar que talvez essa inocência não possa relevar a chatice da criatura, porque se ele acha que agrada sempre, é um convencido de marca maior. Sendo convencido, não possui modéstia alguma. E isso é uma tragédia.
Uma pessoa tediosa que se acha interessante e que acredita nisso piamente. E dissemina seus conhecimentos, hábitos e "novidades" por todo lugar.
E sua fama cresce. E os sensatos terminam se afastando. E o coitado do chato ainda fica sem entender a razão de ser tão só. E como convencido que é, talvez pense que sua dificuldade aparente em conservar amizades (normais) seja consequência da sua ampla e superior sabedoria. E acha-se um incompreendido. Solitário, mas ainda assim um ser superior... Pobres chatos iludidos.
Paro por aqui para não chatear ninguém, já que até Machado de Assis disse: "Perdoai a chateza das minhas palavras".

21 comentários:

  1. Hehehe!!! Entre outras coisas, como os citados "chatos superiores", me lembrei de uma das célebres tiradas de Millôr Fernandes, Dora:

    "Chato é aquele que não entende que 'como vai?' é apenas um cumprimento."

    E um bjooooooooooooo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, Dora, os chatoas são uns chatos (rs)... Muito legal o texto, enfatiza bem essa "espécie" bem comum, aliás. Mas,em se tratando de Machado de Assis, convenhamos, ele é um chato adorável. E quanto ao Carnaval, será um período para "criação". Prciso buscar inspiração para compor mais uns textos "literários", que são os meus preferidos. Espero que aproveita também para se divertir e escrever, pois blogueiros encontram nas palavras os seus momentos de lazer, não é? Beijos, querida, seu blog é encantador! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Passando só para deixar a senha. É querendoesconder.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  4. é, tem os chatos de natureza mesmo! meu pai é um deles
    eles sem fazer o menor esforço, enche o saco de todo mundo! rs
    E sobre a Punk, eu poderia fazer um post inteiro falando sobre ela, então vou resumir:
    Meu namorado achou ela a 1 ano atraz, era do tamanho de um bombom serenata, a coisinha mais fofinha mais tortuguita que eu já vi, ai eu peguei ela pra cuidar, mas não pretendia ficar com ela, minha professora da faculdade que tem duas jabutis ia ficar com ela, no dia marcado, levei a punk pra faculdade, e ai.... a professora nao apareceu! porque o nenem da ooutra professora tinha nscido!
    Ela voltou aqui pra casa e daqui nunca mais saiu!
    Eu e meu pai fizemos uma casinha de madeira pra ela, eu pintei de verde, colamos uns jabutizinhos no telhado da casinha, e ela é uma princesinha rebelde, sempre surpreendendo, cada dia ela interage mais, da forma que ela consegue é claro, e ela fica solta na minha casa, anda pra tudo que é lado, se esconde, quando viajamos sempre levamos ela, pra soltar ela num lugar diferente... Enfim
    eu acho um animal muito bom de se ter, pra quem não tem muito tempo pra dispor principalmente, porque eles se viram bem sozinhos!

    beijokaaasss

    ResponderExcluir
  5. Pois é. Mas eu já decidi que não vou fazer nada. A hora que eu quiser falar sobre algo que me comprometa, simplesmente protejo o post. ;)
    Bjitos!
    E espero que isso se resolva para você também.

    ResponderExcluir
  6. Oi moça linda!!!! Estava com saudades de vc...ontem mesmo pensei em vc...sério...e hoje qd abri meu blog fiquei feliz de ver seu comentário por lá.
    Sabe, acho que todos nós somos um pouco chatos de vez em quando...rs.
    Bjs e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  7. Em que pese todo mundo ter um pouco de chato, tem aqueles que exageram na dose mesmo...
    E pior que eu não tenho muita paciência. Não trato mal, mas é difícil tirar da cara a minha demonstração de descontentamento...
    Bjitos moça e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  8. Ai, eu acho que tem gente que nasce pra ser chato. E a função deles é sempre CHATEAR, seja da forma que for. Enfim, nda como um chato de vez enquando.
    Eu disse de vez enquando
    ;P

    ResponderExcluir
  9. Dora Baratinha Cheirosinhaa..

    Este post me lembrou muito alguém! Nossa.. parece que tu descreveu a pessoa.. aii.. mas eu gosto dela sabe.. tenho uma paciencia dos ceus.. pq nao dá.. mesmo!

    beeijos

    ResponderExcluir
  10. O mundo adormece na cama do céu
    Enquanto permaneço acordado no teu roseiral…
    Vigilante no teu galante corpo, rosa sem véu
    Batem janelas inquietas, pétalas em temporal

    Neste momento,
    Desejo
    Um bom fim-de-semana
    Materializado em harmonia
    Com muita alegria…
    Um excelente CARNAVAL
    Com muito divertimento
    Desmascarando amor
    Com paz,
    Cheio de muita folia…

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    ResponderExcluir
  11. Dona Dorinha Baratinha Cheirosinha, dona do RP e minha CRzinha...

    Passei aqui pra ver os coisinha, mas tu ja tirou tudo! "Ate por que eu queria os links, por que eu perdi os meus..rsrs!"...E não está poluido seu blog, esta sobrio.. com boa letra pra ler e nao esta compridaoooo!..rsrs... (apesar que eu acho que nunca foi, é esse teu misterioso IE ai..)

    Ai Dorinha.. os tais aneis de chaturno, eu tenho dias que nem eu mesma me suporto e já vou avisando que eu Tô chata..

    Mas agora eu comecei a ficar preocupada.. e aqueles dias que eu não me toco que estou chata? rsrs..

    Pessoalmente eu conheço poucos chatos.. (mais um motivo para me procupar, um chato nunca reconhece outro..rsrs!). Virtualmente.. ai ai ai.. mas ai eu não digo que são chatos, são incompativeis msneiveis.. (cruzes...que é isso?!) São aquelas pessoas que a conversa nao rende no msn..rsrs, que ja me da calafrios qdo a pessoa cumprimenta!..rsrs (não é o caso da dona cheirosinha!)..rsrs

    Ahh eu to louquinha pra arrumar uma jabuti pra mim, porem é o sir cascaozito, nao tem como, se eu der bobeira ele come o irmaozinho dele.. vou ficar so na vontade..

    Bom fico por ca.. sabe como é.. CARNAVAl.. (tedio totallll...!).. rsrs...

    Olha os aneis de chaturno chegando ai..

    Bjitosss.. ;)

    ResponderExcluir
  12. gostei do teu blog, foi muito bom vir aqui,
    Maurizio

    ResponderExcluir
  13. Ahh Dorinha, eu esqueci de comentar sobre a expressão "esgualepado". É uma fala tipica do meu estado do RS, dizer que "está esgualepado", é o mesmo que estar muiiiito cansado!..

    Ixii se eu começar a lembrar as expressoes de la eu teria que fazer um post.. humm, uma boa ideia rsrs.. e tu onde anda?

    Pulando e se refrestelando nas avenidas dai? rsrs..

    Bjinhoosss boa semana, boa segunda com cara de sexta!.. ;)

    ResponderExcluir
  14. Oi Dora! Ah meu Deus, o chato não sabe que é um chato...... existe um teste? Que coisa ingrata.... ser chato e não saber. Saber apenas que posso ser! Ser o quê? Um grande chato!!!!!!!!! Beijos. Viu? Voltei, pra ser um o quê? Ora Dora, um chato!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Dora, passei aqui para ver se tinha novidade, mas pelo visto, o carnaval foi bom à beça, ou para passear, ou para "foliar". Agora coloquei o seu link no meu Perfume, assim, fica mais fácil chegar aqui... Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Dora!
    Voltei! Para chatear ainda mais, hehehehe.
    Sabe que eu sei que sou chata. Isso me torna menos chata?

    Ah - As intermitências da Morte é genial, não?
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Ah, gostei do visual novo.
    Gente chata é inevitável...mas eu penso que eles sabem ue são malas...meu melhor amigo é a criatura mais chata do universo...eu nem defendo mais ele. Tenho pós graduaçao em chatices...

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Dorinha estava me visitando..lero lero.. entrei no msn, pra ver se tu estava la e plimmmm .. tu nao estava..rsrs

    ResponderExcluir
  20. Derramo pelas mãos escritas em palavras
    Sentimentos de pensamentos desfiados…
    Dispo a alma em poesias desvendadas
    Expondo-as sem temer trilhos apagados

    Passei para agradecer a visita e comentário…

    Um resto de uma boa semana…

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma forte tendência a ter pena dos chatos. Muitas vezes, eles só querem se enturmar e não sabe os limites.
    Mas você pensou num lado no qual eu nunca tinha me tocado: seria a chatice um excesso de "eu"?

    ResponderExcluir