segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

As máscaras da "boa aparência"

Muita gente aprecia manter boas aparências. Aparentar status social, inteligência descomunal, beleza e bom coração. Parece uma descrição de algum super-herói, mas muita gente se vê assim, ou pelo menos gosta de pensar que é assim e se esforça para se mostrar assim. Na maioria das vezes me divirto comigo mesma.
Se o carro não for tão luxuoso assim, tem um motivo, claro... em geral a pessoa tenta convencer os outros de algum apego sentimental e inexplicável pelo carro. Na maioria das vezes em que isso acontece é por falta de dinheiro mesmo. Mas a pessoa frisa bem que não é. Ainda que isso não interesse a ninguém e sequer alguém tenha pensado naquilo...
O desempenho acadêmico ou profissional sempre é uma perfeição. A pessoa conseguiu o primeiro lugar em algum concurso aí e quando surge a inevitável pergunta sobre as razões de não ter assumido ainda quando os outros já assumiram, claro que se tem uma explicação razoável... eis que a pessoa se recuperava de algum acidente e não pôde comparecer à posse. Uma tragédia!
Fora isso, ainda cita uma caridade atrás da outra. Claro que o conceito de humildade acabou-se aí. Nada de fazer as coisas de forma discreta. O interesse é alardear aos quatro cantos a boa ação. O que vale é aparecer.
São pessoas vazias. Pessoas que precisam desesperadamente do exterior, porque dentro de si não existe nada. Suas vidas giram em torno das opiniões dos outros. Seus objetivos sempre serão se mostrarem seres superiores. Antes eu achava que gente assim não tinha problemas de autoestima, mas hoje vejo que estas talvez sejam as piores.
Sempre me achei um patinho feio em tudo. Nunca me enxerguei como grande coisa, mas hoje vejo que gente assim deve ser pior do que eu, porque não se controlam e saem por aí tentando convencer a todos de que não são patinhos feios, e sim, seres maravilhosos, quase celestiais. Eu fico muito impaciente com pessoas que estão sempre se gabando. E além do mais não acho muito “elegante” ou apropriado. Também deve ser muito frustrante que se faça tudo em busca de acrescentar pontos à sua “excepcional” existência, e tendo como objetivo principal massacrar os seres supostamente “inferiores” através da admiração que possam vir a sentir.
Pelo que tenho visto, pessoas assim são frequentemente ridicularizadas pelos mais observadores, pois esses - os mais observadores – são perigosamente astutos e percebem toda a encenação. Só os mais ingênuos é que se deixam convencer.
As pessoas que de fato possuem um "algo mais", não precisam disso, sutilmente se deixam notar. É algo inerente. Arrogância e exibicionismo não podem ser bons artifícios, porque em geral são máscaras.
Por isso, posso dizer sem medo que gente assim tão “superiormente melhor” sempre me diverte e muito.

*texto inspirado em duas figuras que visitaram minha mãe nesse fim-de-semana*

12 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAHHH não sacaneia quem tem carro por apego sentimentall!!!
    Eu e minha mãe tinhamos um fiesta LARANJA brilhoso! E só vendemos ele porque ele bateu o motor, concertamos e começou a dar mais problemas, mas foi uma choradeira terrivel no dia! Mas tudo tem limite né? não da pra ficar com um carro que deixa a gente apé no meio da rua de noite sem o menor motivo aparente.
    E nem te falei né? eut inha passado num concurso para ser esposa do principe da Inglaterra! Não fui porque me deu um problema de unha encravada e eu CLARO dei prioridade para minhas unhas! ahaahahahah. Sacanagem
    Conheço muita gente com essa descrição que vc deu, na minha sala mesmo tem um cara metido a rico, e esse semestre tava tentando financiamento estudantil, vai entender!
    Eu não tento ostentar nada, nem mostrar ser o que não sou, acho que cada um tem sua essencia, e esse é o bonito, se fosse todo mundo bonzinho rico e bonito nao ia dar nem gosto!

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse.
    Eu conheço gente assim, que fica pagando de riquinha.. Como se isso fosse relevante.
    Do outro lado, vejo gente escondendo que tem dinheiro, pra n parecer metido, esnobe..
    As pessoas tem uma mania de criticar as outras, seja qual for o motivo..
    Deviam então, criticar mais quem usa essas máscaras.. Se bem, que eles já tem problema o suficiente com eles mesmos
    ;P
    Bjoo

    ResponderExcluir
  3. Olá Dora,

    Acho que "elegância" e "humildade" são as palavras-chave aqui. A falta delas causa essa necessidade de auto-afirmação e de "demonstração".

    No entanto, tristemente, acho que é algo que a sociedade, no geral, parece esperar de todos. E então os mais fracos, abaixam a cabeça e se sujeitam. É que nem ter o tênis na moda na escola porque "todo mundo tem".

    Beijocas e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dora!
    Deixei um presentinho pra vc no meu blog, tomara que goste, vc merece viu?
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. E o que a gente mais encontra por aí são essas figuras, Dora!
    Bjoooooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi D. Baratinha =)

    Essas pessoas como vc disse, são vazias por dentro. Pior, é que atualmente as pessoas estão perdendo o conteudo, a espontaneidade, o jeito simples de ser e ver a vida. Lástima. Não sabemos nós que a beleza está nas pequenas coisas?

    Beeijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, totalmente verdade! Sempre tem as pessoas que adoooram aparentar sabe, ter mais do que realmente tem... Sabe por que? Porque a vida dessas pessoas é tão pequena, e elas insistem em querer torná-la grandiosa sem algum feito. Medo.

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Dona Dorinha Lindinha e unica Baratinha da minha vida...

    Passei por situação parecida por essa a minha vida toda. Meu irmão é assim..rsrs por isso não nos damos bem, o que ele tem é sempre melhor do que todo mundo, principalmente a mim.

    Na facul eu tinha uma amiga que me fazia morrer de vergonha,no começo eu ate cai nos papos dela,ate que uma pessoa me alertou que era tudo mentira.. Aff, ela saia a pe, de onibus e dizia que tinha carro e sempre estava na oficina.. que o pai era rico, que tinha ap, mas nao gostava de morar sozinha.. etc.. e eu tonta acreditava, afinal pq eu pensava que nao existia razao pra alguem ser assim...

    E agora estou eu a passar isso novamente, maridovisqui, comprou uma moto, pq o carro estava a dar muita despeza.. um cara ai meteu o pau e criticou, pq ele comprou uma TRAXX que nao é conhecida, falou ate cansar, quando chegou a moto, o cara babou.. afinal falou do que nao conhecia.. e depois de DOIS dias ele foi la e comproou uma pra ele!.. É mole..

    Isso nao é nada, se a gente compra um ferro, ele vai la e compra tbm e faz questao de dizer que o dele é melhor..rsrs Eu ando anojada com isso..

    Bom, dona dorinha.. obrigada por todas as palavrinhas lindas no meu blog, eu percebi que vc respeitou o meu momento, mesmo sabendo que para mim é dificl, mas tem gente que nao ta respeitando nao, e nao se conforma de nao me ver reclamando..rsrs.. e pior ficam soltando piadinhas pelo msn.. que eu mal tenho entrado, ate pq essa minha conexao é um caco, se eu entro em site, meu msn cai.. e vice-versa, ate maio meu contrato termina e ai eu vou por algo descente aqui!..rsrs..

    Bjosss Dorinha!...

    ResponderExcluir
  9. São os comix men e womens da vida..
    Quem tem é e ponto, nao precisa dizer nem provar anda pra ninguem. (velha frase0
    Ms personagens de tem todas as especimes na vida. Uma vez, andando co mmeu modesto carro, ouço o motor de um Ferrari vindo com tudo em minha direçao.Pensei que a alguns momentos iria bater na traseira do meu carro.Farol fechou e la vem o formula um.
    Por sorte conseguiu parar ao meu lado, e eu quando virei o pescoço pra ver a belissima maquima, me deparo com um Fusca, quase caindo aos pedaços.
    Ai pensei: Que idiotice a minha, pesnar que o infrator fosse dono de um Ferrari. Um dono de Ferrari jamais agiria asim

    ;)

    Besos

    ResponderExcluir
  10. É exatamente como você mesma disse Dora, pessoas que tem um quê a mais não precisam ostentar.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  11. Encontramos esses tipos em todos os lugares. Tem um tipo grave também: aquele que só usa roupa de marca, tem carrão, só frequenta lugares caros e... estão afundados em dívidas!!! hahaha
    E quem é caridoso, inteligente, talentoso, rico e qualquer outra coisa, não precisa dizer: o mundo percebe.

    "Ser líder é como ser uma dama: se você precisa provar que é, então você não é" - Margareth Thatcher

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto! Mas é assim mesmo, cada um com seus defeitos. Beijos...

    ResponderExcluir