sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Os perfumes que a vida tem


Às vezes eu penso que ninguém muda. O que mudam são as circunstâncias da vida da gente. Isso é constante, muitas vezes até de forma imperceptível mesmo. E acrescente-se a isso as “excentricidades” que a vida tem para cada um. Antes eu me surpreendia com certas “mudanças” nas pessoas, mas hoje eu não me surpreendo mais. E não me surpreende mais esse tipo de “metamorfose” nas condutas de comportamento em geral, justamente porque não acho mais que haja mudanças no sentido real da palavra.
Muitas vezes uma pessoa muda tão completamente de hábitos e de atitudes que assusta. Parece até um caso de dupla personalidade...
Mas eu não creio. O que acho é que somos uma grande mistura e temos guardadas em nós, coisas que nem mesmo nós conhecemos.
Mas amadurece-se um dia. Uns mais tarde outros mais cedo. A maturidade sempre chega. E com ela, percebem-se outras coisas. Outro mundo. E tanto se pode melhorar como piorar. Determinadas circunstâncias nos fazem revelar a nossa verdadeira natureza. Muita gente esconde a verdadeira natureza por uma série de motivos. Nem sempre por uma dissimulação proposital e mal intencionada... Mas também por medo ou insegurança. Por timidez quem sabe. Acontece que um dia todo mundo se revela. Ninguém foge da verdadeira essência que tem guardada em si. É como um perfume.
E perfumes são misturas de essências (entre outras coisas)...umas mais fortes, outras mais fracas... mas depois de um tempo fica apenas a essência mais forte... todas as outras “fogem”... são mais voláteis. A fragrância mais marcante demora mais. É o que define o perfume. Por isso, o bom mesmo é quando a vida ressalta a melhor essência que se tem guardada... fica-se com uma bela marca...
_______________________
Mas como dizia eu no início... Faz tempo que deixei de me surpreender com as aparentes “mudanças” nas pessoas. E prestar atenção aos detalhes tem me ajudado muito...

14 comentários:

  1. Olá Dora!
    Os detalhes fazem a grande diferença..
    Creio que eu esteja passando por essa mudança sim, e espero que o perfume seja agradavel, rsrs..
    Brincadeiras a parte, as pessoas sempre acabam revelando seu "eu", mais dia menos dia ela surge.
    Um ótimo fds beijooo..
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Dora!
    Os detalhes fazem a grande diferença..
    Creio que eu esteja passando por essa mudança sim, e espero que o perfume seja agradavel, rsrs..
    Brincadeiras a parte, as pessoas sempre acabam revelando seu "eu", mais dia menos dia ela surge.
    Um ótimo fds beijooo..
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dora! Òtimo post! Bem, o que eu acho é que com o passar do tempo nós amadurecemos e com o amadurecimento somos passíveis de mudanças sim.Mas há pessoas que não mudam. Bjos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Lindo seu blog e também suas postagens!
    Parabéns pela criatividade e fique com a certeza de que eu sempre vou dar uma passadinha aqui!

    Laura

    ResponderExcluir
  5. Eu soudo tipo d pessoa que não escondo nada, apenas me revelo aos poucos huahua.
    O fato de uma pessoa ter mudanças radicais não é o maior problema, o ruim é quando essas mudanças são por pura maldade. Mas em fim, devemos nos sentir livres,e liberdade é algo que não combina com temores. quem tem medo de arriscar e mostrar o que é jamais será livre realmente. um beijo

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo, Dora. Ninguém muda. Apenas se revela.
    Como sempre, um belo e envolvente post.
    BeijoO.

    ResponderExcluir
  7. Oiii Dona Dora Baratinha..

    Eu acredito que as pessoas mudam sim, umas mudam pela evolução, maturidade, influência do meio, essas eu entendo e aceito. O que eu não aceito são as mudanças propositas que qualquer um vê que é direcionada somente a você, essas eu fico com muita raiva. Eu não consigo ser assim, tratar alguem diferente do que eu sempre tratei, eu prefiro me afastar.

    Eu mesma sou uma metamorfose, mas nao na minha essencia, as vezes ando mais calada, mais tagarela, tem dias que gosto de doce outros de salgado, mas sempre mudo no geral com todos.

    No fundo nao é as pessoas que mudam tanto, os nossos olhos tbm mudam, a nossa forma de ver o mundo muda e a forma como vimos as pessoas tbm, unindo com a transformação.. criamos monstros.

    Bjoss.. Cheiroooo. Continue roubando palavras.. nossos pensamentos andam em sintonia,é sinal que observamos o mundo da mesma forma. Boa semana!.. =*

    ResponderExcluir
  8. Olá, Dora querida!
    Obrigada pelas lindas palavras no post Pai. Foi como um arremate perfeito para o que eu queria expressar.
    E de garota mimada para garota mimada: ser a garotinha do papai é tudo de bom, né.

    Sobre este lindo post, eu concordo com você. Também acho que as pessoas não mudam assim, como uma mágica.
    Podem se adaptar, disfarçar, deixar aflorar.
    E pau que nasce torto - na visão pessimista desta blogueira aqui - só tende a entrotar ainda mais.
    Bjs e uma ótima semana perfumada para você!

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse negócio de perfumes e essências. Muito pertinente. Às vezes eu nem sei se é uma "mudança" tão por conta da pessoa mesmo. A gente às vezes só vê o que quer. Parabéns, menina! Mais uma vez uma bela analogia.
    Beijãozão e uma semana cheia de inspirações.

    ResponderExcluir
  10. Eu considero mudar muito positivo e mais positivo ainda quase conseguimos filtrar e selecionar quais dessas mudanças foram positivas.

    *decepção?


    ;***

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito que nós, seres humanos, temos um grande poder de adaptação. A vida vai passando, as coisas vão acontecendo e vamos nos adaptando as novas fases. Com certeza isso é o amadurecimento. Acredito fielmente nesse tipo de mudança.

    Não acredito é na mudança de caráter. Isso ninguém muda! É como você escreveu: "Ninguém foge da verdadeira essência que tem guardada em si".

    Beijos

    PS: Comentei no post anterior também, ok?

    ResponderExcluir
  12. Dora,
    Vim te convidar para conhecer o Compartilhando as Letras.Sua presença me dará muita alegria!!!!!

    ResponderExcluir
  13. "Às vezes eu penso que ninguém muda. O que mudam são as circunstâncias da vida da gente." Oi Dora, que eu econtro aqui, postagem antiga mas vem ao meu encontro! Obrigado. Beijosssssss

    ResponderExcluir