domingo, 3 de agosto de 2008

Gentileza caiu da moda(?!)


Eu gosto de observar. Eu gosto de analisar as coisas e as pessoas. Talvez, às vezes excesso de cautela seja ruim. Reconheço.
Eu sempre me pergunto por que é em tão menor quantidade que as pessoas gentis, educadas e atenciosas existem. E então, rapidamente me lembro que um dos requisitos maiores para a valorização das coisas é justamente a raridade. As pedras raras são sempre mais caras, e um dos motivos é este: a dificuldade de serem encontradas. Não são abundantes. Acho que com a gente não é tão diferente assim...
Em tempos de tanto avanço tecnológico, muitos ainda pensam de forma arcaica e têm dificuldade em usar de civilidade com os semelhantes (e já nem sei se são tão "semelhantes" assim...).
Muita gente não sabe discordar das opiniões dos outros de forma educada. Não sabe agir com educação e gentileza. Parece que se preocupar com os outros caiu de moda.
E muitas vezes penso que só caiu de moda porque requer tempo. E hoje, como se diz mundialmente: tempo é dinheiro. Quem se propõe a gastar tempo com coisas que não proporcionam lucro algum?! Existe sim. Existe gente que faz isso, mas em minoria.
As pessoas que se preocupam muito com a "praticidade e objetividade" da vida, não deixam espaço para os sentimentos. Os sentimentos não têm nada de práticos, imediatistas ou objetivos. Nada mesmo. Para que eles aflorem é sempre preciso "perder" um pouco mais de tempo. E estabelecer vínculos com quem quer que seja, demora.
Curiosamente, ser educado, gentil e atencioso, para muita gente é sinal de fraqueza. Eles confundem, coitados.
É claro que todos temos nossos dias de mau-humor... usar de rispidez uma vez ou outra não é o grande problema. O problema é quando não se tem tempo de reconhecer os erros. O problema é quando falta tempo e coragem de pedir desculpas...
Muitos acham que ter problemas justifica "certas" atitudes. Gente assim sempre acha que tem os maiores problemas do mundo... mas na verdade esse sentimento vem porque o "mundo" pra eles se torna pequeno... só enxergam ao redor do próprio umbigo e não percebem os outros "umbigos" e "mundos" ao redor. É... pensando assim, talvez sejam mesmo muito grandes os problemas para criaturas assim.
Sinceramente, na hora em que sou alvo de uma "coisa" assim, fico chateada, é claro. Mas sempre penso que gente assim perde mais do que ganha, sabe?! Afinal as melhores pessoas sempre terminam se afastando... e aí fico com uma pena danada deles...

10 comentários:

  1. Excelente post! Constantemente fico assustada com tanta falta de gentileza da parte das pessoas. Cada vez mais encontramos pessoas rudes e mal-educadas. Mas fico sempre encantada quando encontro uma pessoa gentil. Eu admiro pessoas assim. Bjos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. "Muitos acham que ter problemas justifica "certas" atitudes. Gente assim sempre acha que tem os maiores problemas do mundo... mas na verdade esse sentimento vem porque o "mundo" pra eles se torna pequeno... só enxergam ao redor do próprio umbigo e não percebem os outros "umbigos" e "mundos" ao redor. É... pensando assim, talvez sejam mesmo muito grandes os problemas para criaturas assim.
    Sinceramente, na hora em que sou alvo de uma "coisa" assim, fico chateada, é claro. Mas sempre penso que gente assim perde mais do que ganha, sabe?! Afinal as melhores pessoas sempre terminam se afastando... e aí fico com uma pena danada deles..."
    ________
    Definitivamente você não E.X.I.S.T.E, Dora! E você ainda fica com pena?! Essa semana apareceu um tipo assim perto de mim... É... talvez o melhor seja ficar com "pena" do que dar lugar ao ódio...
    Boa semana, amiga do pensamentos mais excêntricos e lindos de todo o mundo ;)
    BeijoO

    ResponderExcluir
  3. Majestosa e altivamente submissa
    Uma árvore curva-se à lagoa
    Encontrei um arco-íris perdido na terra
    Este canto não pára até que a alma doa


    Convido-te a olhar os sentires que emanam do altar do Sol


    Boa semana


    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  4. Dora.. "meu cherrooo"..rsrs..
    Não foi excesso de gentileza. Não me conheces..rsrs, não sou o tipo de pessoa que fala, escreve só para agradar o ego de quem lê, rsrs, se não tenho nada de bom a dizer eu me calo..rsrs ;)

    Gosto dos teus textos, exatamente pelo estilo que é totalmente diferente do meu, você consegue olhar o dia a dia e escrever muito bem sobre o que vc vê. Como esse texto.... Acredita que eu nunca tinha feito a relação raridade com qualidade? Por isso que gosto do que escreve, sempre aprendo algo novo ou reaprendo o que já sei, um bom escritor é aquele que consegue escrever e passar o que ve de forma diferente da maioria, assim como um bom fotografo, que olha as coisas de forma diferente, por isso sabe-se reconher o que é bom, por que não é comum.. é RARO, e como vc colocou no texto.

    ********

    Eu me vi em seus textos, infelizmente não da melhor forma. Não sou a pessoa mais educada e gentil, sofro constantemente de impulsos de intolerancia, felizmente ou infelizmente com as pessoas que mais amo, que sempre me perdoam e me entendem, o que é pior, pq elas não mereciam conviver com o esse meu achaque. Pq com as pessoas que não tenho intimidade, consigo até ter um pouco mais de tolerancia.. naoooo muito, mas eu ao menos tento me controlar. Bom texto, me fez refletir tantooo, me senti ate um pouco mal.. sabe como é.."o chapéu serviu..rsrs"

    Bjooo =*

    ResponderExcluir
  5. Olá minha linda! Gostei do que li, quem não gostou?
    Sabe, eu tenho que pegar ônibus pra ir à faculdade, e fico triste ao ver os senhores e senhoras em pé, sem ngm ceder um lugar, lá vou eu, me levanto, mesmo segurando minha bungigangas, não é pra ser educada, é que se eu não o fizer me sinto extremamente mal.
    Procuro ajudar sempre, em qualquer situação, e qd percebo que o fiz me sinto gratificada com o "obrigado".
    Tbm sinto pena dessas pessoas que não sabem ser raras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dora querida!

    Adorei a visão da gentileza como pedra rara. É uma ótica diferente e inteligente de analisar. Porque cada vez é mais difícil mesmo notar educação nas pessoas. Cada dia fica mais complicado viver na Terra...

    Sobre seu comentário no blog - eu nem sei de onde vem tanto amor por bichos como tenho. Acho que nasci assim...Mas sabe, sofro tanto..Tem tanta atrocidade...

    Bjos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que pra mim caiu um pouco de moda. Não tenho paciência sempre de ser cheio de educações... Mas acho bonito quem se preocupa com isso...E eu te acho sempre muito educada, menina.
    Ei, vamos escrever um livro juntos?! É cada texto inteligente que eu vejo por aqui ;)
    Beijãozão!

    ResponderExcluir
  8. Ai, Dora, sabia que me toquei nesse seu texto?
    As vezes to num mau humor daqueles, dando patadas em todo mundo, só olhando pro meu mundinho pequeno e infantil, termino por tratar as pessoas mal. Sabe o que ganhei com anos sendo assim? Distância de pessoas especiais. Coloquei a mão na consciencia, chorei, me acabei, pensei e resolvi mudar.
    Mudei muito nesse um ano e meio (muito mesmo), mas sei que ainda tenho muito o que melhorar.
    O melhor disso tudo é que tenho recebido recompensas de que meu esforço tem valido a pena.
    E cada dia que passa sei que tenho lapidado essa pedrinha rara que mora em mim.

    Lindo texto.

    ;***

    ResponderExcluir
  9. Dorinha.. passei pra dizer que eu estou com saudades.. Bjooooo

    Gentilezas amaciam nosso dia, sinta-se abraçada..

    ResponderExcluir
  10. É, Dora, você disse tudo. As pessoas estão cada vez mais preocupadas consigo mesma e esquecem que ser agradável enriquece espiritualmente todos nós.
    Eu sou adepta das frases "rir é o melhor remédio" ou "é melhor ser alegre que ser triste". Quando estou num dia ruim, ganho no convívio com as outras pessoas a força para seguir em frente.
    Quem não sabe disso só piora os problemas. Viver de mau humor é a maior estupidez que pode existir.
    Beijos

    ResponderExcluir