segunda-feira, 2 de junho de 2008

Às vezes o “empreendedorismo” do mundo moderno perde a noção e faz coisas como esta aí...Talvez algum "terremoto" em princípios (e idéias afins) relacionados à solidariedade humana tenha destruído a sensibilidade de muita gente "moderna"...afinal, o que mais importa na indústria capitalista?! O lucro, é claro...

China fecha revista que fez fotos sensuais em destroços

O governo chinês fechou uma revista que publicou um ensaio de fotos de modelos seminuas em meio aos destroços do terremoto que atingiu a província de Sichuan e deixou mais de 65 mil mortos.
Na edição de 19 de maio, a revista The New Travel Weekly publicou um editorial de moda exibindo modelos em lingerie com bandagens ensangüentadas posando no meio dos prédios demolidos pelo terremoto.
A publicação circulava na cidade de Chongqing, vizinha da província de Sichuan, que foi a área mais afetada.
As fotos chegaram às bancas na segunda-feira, 18 de maio, primeiro dos três dias de luto oficial anunciado pelo governo.
-->Críticas
O conteúdo enfureceu boa parte da opinião pública, que manifestou sua crítica em fóruns de discussão na internet e em editoriais de jornais.
Num texto opinativo, o diário Shanghai Daily acusou a revista de se aproveitar da tragédia para fazer uma "jogada de vendas blasfemadora, imoral e intolerável".
O departamento local do governo de Chongqing, que supervisiona a imprensa, considerou o material extremamente ofensivo e decidiu fechar a revista para "retificações" na quarta-feira, 21 de maio.
As autoridades disseram que a publicação "violava severamente a disciplina de propaganda" e ia contra a "moral social".
Além disso, segundo o governo, as fotografias tinham uma influência "extremamente má" sobre a sociedade.
-->Resposta
A revista colocou uma nota no seu site na internet se desculpando pela gafe. "Nossos mais sinceros pedidos de desculpas ao povo", dizia o texto.
Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, a empresa que administra a publicação demitiu o diretor, o editor-chefe e o vice-editor chefe da publicação.
O governo afirmou que poderá permitir que a revista volte a operar no futuro, argumentando que a redação inteira não deveria ser culpada pelo erro editorial de apenas alguns profissionais da chefia.
Fonte:
BBC Brasil.

8 comentários:

  1. Menina... é cada coisa que se vê!!! Acho que perderam a noção mesmo aí!!! Nossa!!! É até um pouco macabro isso... a morte vestida em trajes sensuais... bizarro!!!
    BeijoO

    ResponderExcluir
  2. Bem reflexiva essa matéria. Se pararmos pra pensar, acontece exatamente como nessa revista: meia-dúzia faz a merda, e todo o resto paga por eles.
    Gente inescrupulosa existe tanto na China, quanto no interior do Amapá, mas a questão é conseguir separar o joio do trigo, algo que está cada vez mais difícil, dada a desconfiança da sociedade. Sendo assim, ao invés de fazer da maneira certa, é mais fácil riscar todo mundo do mapa, ignorando-se os inocentes e que conservam boa índole. Lamentável.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dora!!!

    Mas que honra ser linkada por você! Fique à vontade. Vou adorar!!

    Sobre o post...
    Realmente é difícil entender o tamanho da morbidez de um ser para ter tal atitude. É muito baixo. Muito mesmo.
    Mas também acho um tanto desprezível a atitude de simplesmente fechar o veículo. Coisa de ditadura mesmo. Que se boicote, se proteste, mas fechar...
    Enfim...

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Dorinha, eu sei que se pudesse, pegaria um avião e viria me prestigiar. Vc é uma das pessoas mais antigas a comentar no meu blog, e fico bastante feliz ao ver que está postando regularmente. Desejo tudo de bom para vc, sempre!...
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Isso não me surpreende nem um pouco! As pessoas andam meio insensíveis mesmo. Não concordo com o fechamento da revista. Muita gente não teve culpa e certamente havia quem discordasse disso lá dentro. Sempre tem.
    Beijão, menina.

    ResponderExcluir
  6. Absurdo fecharem tudo, assim como absurdo as fotos no local e nas circunstancias que a China se encontra.
    Legal seria o ponto de equilibrio, nem 8 nem 80.
    Mas ql seria esse ponto?

    ;*

    ResponderExcluir
  7. Dora, Como vc diria, fiquei "pasmem" com a tamanha cara de pau dos editores da revista. Obrigado por comentar sempre no meu blog, me sinto honrado. Tem um texto novo pra vc lá! Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Pára tudo!!! Eu não tinha visto essa notícia!

    Como alguém pode enxergar sensualidade no meio a uma tragédia??? Como alguém pode enxergar a arte da fotografia no meio de imagens tágicas???

    Sim, estou repetitiva, pois estou totalmente chocada!!!
    Eu entendo que o mundo capitalista precisa do lucro, mas daí tentar tirar proveito da desgraça alheia???
    E quem teve a brilhante idéia que esse editorial faria sucesso positivo???

    Estou perplexa!

    Beijos

    ResponderExcluir