sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Perfeição

Quando acabam as comemorações de fim de ano, começam as alegrias rumo ao Carnaval. Eu não tenho nada contra, apesar de não ser lá muito fã da "festa" em si. Mas é que andei pensando e resolvi compartilhar com o meu estimado blog. Às vezes parece que as pessoas refugiam-se atrás das festas. Como um escudo, sei lá... Mas é que sempre tem que haver uma festa. Ou a iminência delas. E foi impossível não associar esse pensamento às palavras do bom e velho Renato Russo em Perfeição.
Posso estar sendo meio pessimista, sabe? Mas realmente não entendo o que tanto o povo comemora. Às vezes, me soa meio falso. Superficial, talvez fosse um termo mais apropriado. Alegrar-se é muio bom. Mas ainda acho meio despropositada essa coisa de permanente comemoração.
Na verdade, a mídia parece se "alegrar" mais com as catástrofes. Afinal, o telejornal estende-se. As notícias são abundantes. Ainda que seja a mesma numa espécie de "releitura".
O povo faz festa para esquecer as catástrofes que alegram a mídia e que nem por isso empobrecem mais os cofres públicos. Aliás, eles não são afetados por causa disso.
Vão aparecer ações solidárias (em sua grande maioria comandada pela própria sociedade) e depois fica tudo esquecido e apagado pelo Carnaval que está por vir. E viva o tempo que não para nunca. Às vezes parece que ninguém liga. Ou faz de conta que não liga. Sei lá. Mas o certo é que cada um deve ir levando a sua vida. Tendo tragedias ou não. Bola pra frente. Às vezes, parece meio cruel, mas a realidade é essa.

5 comentários:

  1. Ah, Dorinha..eu sempre penso nesta música em várias situações: Copa do Mundo, feriados prolongados..adoro o verso: vamos comemorar com idiotas a cada fevereiro e feriado...
    Ele disse em uma entrevista algo muito legal: o brasileiro é alegre, mas não é feliz.
    RR forever hehehehe
    bjocas!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Ms. Dora. A vida segue, mesmo que aos trancos e barrancos.
    Poderia ser melhor? Evidentemente. Mas, tem sempre o mas na vida de todos.

    Cheiros

    ResponderExcluir
  3. Sabe, Dora, eu acho que o problema do brasileiro não é comemorar. Acredito que o problema é a memória curta. Com o Carnaval e o fim do BBB em março, não teremos tempo para pensar na tragédia da Região Serrana do Rio, por exemplo. Será assunto de janeiro, algo tão antigo... "So last week!"
    Dia 1º de maio no Brasil é dia de ir à praia ou ao clube. No resto do mundo, dia de lutar pelos direitos dos trabalhadores.
    O que me incomoda não é a festa de sábado, mas a falta de ação na segunda.
    Beijosssss

    ResponderExcluir