domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal. Uma ênfase errada?!

E eis que o Natal se aproxima. Mas eu não sou muito fã dessa data. Os motivos são muitos. Entre eles, posso citar más recordações, por exemplo. Pois é, em algum momento não tive Natais tão alegres e cheios de união. Eles não se encaixaram nos “parâmetros” natalinos, digamos assim... E como se isso não bastasse, tenho sempre a impressão de que se faz tudo errado.
O Natal é uma festa que deveria relembrar o nascimento de Jesus. Eu sei que muita gente não acredita nEle. Sei também que na verdade essa data não corresponde ao Seu nascimento de fato. Mas o que importa, é que o Natal deveria servir para isso: relembrar o nascimento de Cristo. E as pessoas podem acreditar ou não; gostar ou não... mas a data deveria servir para isso sim.
Ao invés disso, o bom e velho Papai Noel rouba a cena e isso é algo também muito antigo. E não digo que o bom velhinho tenha culpa. Não. Pelo contrário... O inspirador do personagem Papai Noel foi alguém muito compromissado em auxiliar os outros e profundamente temente a Cristo também. (Leia mais aqui.) Inclusive isso também foi mudado, quando a idéia de “troca de presentes” no sentido de auxílio aos outros transformou-se em consumismo exagerado por parte das pessoas. É a melhor época para o comércio. Uma pena. Mas acho que a ênfase do Natal está errada.
E além disso tudo, ainda temos aquela “febre de solidariedade” que contamina muita gente nessa época, mas que é somente passageira e superficial. É um sem fim de cestas básicas distribuídas, brinquedos às crianças mais pobres, visitas a hospitais e asilos...
Não é que eu ache errado ajudar de forma esporádica e nem recrimino quem o faz, mas talvez ajudar somente em dezembro e esquecer os outros onze meses não seja justo e nem... “adequado” (?!). Parece mais uma coisa de modismos do que de comoção real pelo sofrimento dos outros. A fome, a miséria e as crianças de rua estão lá o ano inteiro e não apenas no Natal. Não é um cenário exclusivamente natalino, por isso, essa coisa toda de “espírito natalino” não sincroniza bem comigo.
Perdão aos mais conservadores, pois não quero com isso aborrecer ninguém e nem impor minhas opiniões - que diga-se de passagem, na maioria das vezes fogem aos “padrões” -, como sendo a verdade absoluta para o mundo. Não é isso. Mas acho muito pertinente expor as opiniões, ainda que contrárias às de quase toda a humanidade... rs rs rs...
E eu acho também que se o “espírito natalino” se fizesse presente em cada um o ano inteiro, as coisas poderiam ser muito diferentes... Pois é, falei!

*Eu recebi uns selinhos lindos de Lucizinha do Inspire-me, mas só vou organizá-los no próximo post para repassá-los. E desde já agradeço a essa pessoazinha tão especial*

12 comentários:

  1. É isso aí querida Dora,muitos esquecem o verdadeiro sentido de natal e muitos nem tem o espeírito natalino.
    Saiba que adorei conhecer vc através desse mundo virtual,conte comigo quando quiser conversar,desabafar,contar abobrinhas...rs.
    Bjs e bom natal!

    ResponderExcluir
  2. Vc descreveu muito bem a hipocresia que se faz dessa data.
    Pq esse "espirito natalino" não se perpetua por todo o ano??
    Pq não podemos ser gentis, caridosos todos os dias????


    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Dora,

    Concordo com vc que se todos tivessem a atitude e o sentimento de humanidade, de valor ao próximo, que tem nessa época do ano durante o resto do ano todo, o mundo com certeza seria melhor!!!!
    Adorei sua visita lá viu!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo de tudo que você escreveu, Dora! Fiquei feliz e comovido ao ler este post.
    Vou logo linkar lá na redação, pra não perder de vista.
    Adorei também a "Rádio Net", aqui à direita. Já favoritei! Vi ali álbuns magistrais, históricos!
    Vou incluir seu mail na minha lista de (bom) material encaminhado. Se você não quiser, basta me avisar:
    billfalcaostar@gmail.com
    E um bjooooooooooo!!!!!
    PS: costumo postar entre sábado e segunda, OK?

    ResponderExcluir
  5. OLá, Dora! Tudo bem? Andei sumda, né? O sumiço é por conta do trabalho. Ando mesmo sem tempo,mas hoje consegui atualizar o meu blog que já estava cheio de poeira. rs Adorei o post!É pura verdade.Também ando cada vez mais desanimada com o Natal.Cada vez mais as pessoas dão mais ênfase ao consumismo. Muitos pais mal falam para seus filhos sobre o real sentido do Natal.Deviam falar a eles sobre Jesus e não sobre Papai NOel. Aproveito a visita de hoje para desejar que tenha um lindo Natal e um 2009 pleno de realizações! BJos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  6. Onde assino mesmo?
    Também acho muito lindo toda essa mobilização de fim de ano, esse sentimento de solidariedade e compaixão ao próximo... Mas lamento esses sentimentos serem tão vivos somente nessa época do ano.
    No fim das contas, é melhor ter uma vez ao ano do que não ver isso nunca, né?
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  7. Já postei sobre o natal no meu blog, e falei que gostava mto da data, falei os meus motivos, e comentei sobre exatamente o que dsse, essa história de solidariedade no natal. Como se nos outros 11 meses ngm precisasse de nada
    ;p

    ResponderExcluir
  8. Acredita que eu estava pensando realmente em fazer um post sobre esse assunto? a forma que os outros tem sobre o natal sobre presente sobre o mundo de merda em que vivemos de gente egoísta que só para pra se dizer humanos no natal, ano novo, páscoa, ou qualquer dia especial festivo...
    Também queria desejar pra vc de todo coração felicidades amiga.
    tenha certeza que esse seu natal vai ser um bom natal e vc vai chegar no meu blogger dizendo que ele foi melhor do que os outros? vamos apostar? :D
    eu gosto de sua simpatia, sempre que vem comentar pra mim se mostra tão interessada em minhas babelas que eu ate acho que alguém realmente ler o que eu escrevo.

    então eu com todo o meu carinho estou aqui dizendo quee você é um doce ee continue sempre assim... simpatica, critica, amiga pelo que demonstra ser.

    um beijao.
    feliz navdad ashudsahu

    ResponderExcluir
  9. Sabia apenas que era um pequenino naquela longa noite
    No celeste um luminoso sorriso me chamava
    Lançou-me aos olhos raios de deslumbrante luz
    Era a minha prenda, uma brilhante…Estrela Alva…

    Um Mágico Natal para ti querida amiga que ao longo deste ano me visitaste. Que a Estrela Alva te ilumine neste Natal.


    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo, tã-nã-nã! Eu concordo tã-nã-nã!

    Também não gosto do natal por N fatores, e também por essa hipocrisia generalizada que me dá nos nervos! ô ódio!

    Concordo em gênero, número e grau com tudo o que você disse, é só você olhar o meu post que você entenderá. beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dora!
    Eu concordo com você em tudo. Do que adianta se doar tanto no Natal e esquecer o resto do ano? Sabe o que acontece? São tantas doações nessa época que as intituições, muitas vezes, também doam o que receberam porque sobra muita coisa. Sei disso porque ajudo um orfanato e passamos um dia inteiro separando coisas para doar.

    Mas, apesar disso tudo, eu amo o Natal. Nunca sei dizer porque exatamente, mas eu adoro! rsrs

    Então, desejo um Feliz Natal para você e que você encontre pessoas na sua vida com "espírito natalino" o ano inteiro. rsrs

    Beijos

    P.S.: Depois vou postar o desafio musical. Preciso pensar nas respostas. rsrs

    ResponderExcluir
  12. Passando para desejar um feliz natal!
    Bjitos!

    ResponderExcluir