quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A pior forma de ser feliz

Um prato de comida. Um diagnóstico positivo de alguma enfermidade. Um emprego. Um novo relacionamento amoroso ou a restauração de um antigo. Emagrecer. Um vestibular. Bons resultados na escola ou faculdade. A luz do dia. Dar alguns poucos passos que sejam. Um beijo. Um abraço. O sol. A chuva. Dinheiro. Roupas novas. Ostentação. Fama. Maquiagem. O anonimato. Ajudar os outros. Ensinar. Aprender. Juventude. Irresponsabilidade. Sanar um vício. Filhos. Uma religião. Um blog. Voltar no tempo. Recuperar algo que se perdeu ou alguém que já se foi...
É uma lista bem abrangente... mas sobre isso muito já foi falado. Muito já foi discutido. Muita teoria existe, mas nenhuma delas define em sua totalidade o que vem a ser essa tal felicidade. Para alguns pode ser algo tão “banal”. Para outros, algo inatingível. Enfim, se até agora não se conseguiu uma unanimidade conceitual, eu é que não vou saber definir direito.
Mas ainda que ninguém saiba definir direito, cada um sabe o que mais lhe apraz (?!). Cada um sabe se deve ser grato à vida que tem ou não... ou pelo menos deveria saber. E o que é banal ou não, é muito relativo. Particularmente, não acho que ser feliz seja banal de jeito nenhum. Cada um é que sabe de si. E cada um sabe o que mais lhe faz feliz. Não cabe a ninguém julgar isso.
Eu não gosto muito de questionar o estilo de vida das pessoas. E não gosto de rotular também. E uma coisa que aprendi a duras penas foi que as aparências muitas vezes enganam e muito. Em geral, a gente só sabe da vida das pessoas o que elas nos permitem saber. Às vezes as informações chegam até nós meio equivocadas como na antiga brincadeira do “telefone sem fio”. Às vezes, a gente vê o que quer. E às vezes é bem mais fácil falar mal dos outros do que cuidar da nossa própria vida.
Sermões moralistas também não fazem muito o meu estilo. E esta semana presenciei uma pessoa fazendo isso... deixou a pobre vítima mais rasa que o chão. Não concordo com esse tipo de atitude. Não e não! E digo sem medo de errar que ficar feliz em humilhar os outros é uma das piores (senão a pior) forma de ser feliz. E esta felicidade está fadada ao fracasso. Sem dúvida.

15 comentários:

  1. Cheguei aqui igual com você praticamente! Menina, humilhar os outros é o motivo de felicidade de muita gente. Eu conheço gente assim. E concordo que esteja em vias de fracassar essa felicidade.
    BeijoO*

    ResponderExcluir
  2. Olá Dona Baratinha.. essa coisa de definir felicidade é tão pessoal, sei lá, cada um diz uma coisa..
    Mas, com certeza, humilhar alguem nao eh felicidade.. nem traz felicidade. Isso se chama pobreza de espirito, eu acho.. rs
    Beijos... :)

    ResponderExcluir
  3. Concordo 100%, querida Dora!
    Cada um sabe onde aperta o calo ou o que vale a pena para viver bem.
    E se satisfazer com a desgraça alheia é repugnante. Embora faça parte do instinto humano e prevaleça em quem ainda não conseguiu subir nenhum degrau na escala da evolução.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto Dona Dora, muito bom.
    Abraços.
    Sr. Maurizio

    ResponderExcluir
  5. Olá, td bem? Adorei sua visita no meu espaço,seja sempre bem vinda!
    Sabe, felicidades é feita de momentos agradáveis para serem curtidos ao máximo e refletidos no nosso dia a dia, não vejo como perdurar essa felicidade com momentos de fúria sobre outro pessoa.Felicidade é mais gostosa qd compartilhada.
    Bjs!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Tu és uma pintora de palavras...uma virtuosa...


    Doce beijo

    ResponderExcluir
  7. Olaa... Dona Dorinha Baratinha e CR (zinha!!)..rsrs

    Como é bom ler teus comentários, fico tão feliz.. ^^ hj quando abri o blog estava lá um monte deles.. fiquei a deliciar-me..

    É complicado mesmo conceituar felicidade, mas eu conceituo pra mim, que a muito deixou de ser alfgo inatingivel, quando eu me dei conta que somente estou feliz, quando estou em paz.. sem sermões (tipo os de familia.. a minha mae é assim.. fico triste com isso, deixei de tentar satisfaze-la, pq eu sempre ficava infeliz e pq por mais que eu faça ela nunca esta feliz com a minha vida..desisti!)..

    Ai eu encontrei a minha paz.. e nao vivo o momento todo feliz, mas nao digo que sou infeliz, longe de mim..rsrs.., as vezes tenho umas vontades loucas de chorar, de atirar alguns objetos nas paredes, mas as minhas insanidades passam..

    Conheço pessoas assim, que somente sentem-se felizes quando estao a esfregar a sua falsa felicidade na cara de outros, como vc mesmo mencionou, a gente so enxerga o que quer e muitas vezes é tudo distorcido..

    E pessoas assim sao despreziveis pra mim e infelizmente eu tenho uma familia completa de pessoas assim.. =(

    Bjooo Dorinha, tenha um otimo final de semana..

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dora! Deixe-me parabenizá-la pelo novo template. Fazia um tempinho que não passava por aqui, hein? Adorei o post! É difícil julgar as pessoas e mais difícil ainda resistir a julgá-las. Há pessoas que agem de maneira tão inescrupulosa, que fica difícil não criticar, não é mesmo? Confesso que não entendo como uma pessoa pode ser tão má. Bjos e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. Felicidade para mim é a capacidade de enxergarmos as coisas boas que temos nessa vida e darmos valor a elas. Para mim, a felicidade está sempre ao nosso lado, sem precisarmos alcançá-la. Só que nem sempre estamos aptos a enxergá-la, quando deixamos outras coisas obstruir nossa visão.
    Sentir-se feliz por humilhar alguém? Isso já demonstra o caráter da pessoa. Seria tão mais "nobre" se fosse sentir-se feliz por ajudar alguém...
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  10. É dificil acreditar q tem gente que fica feliz e sente prazer em humilhar alguém.. lamentável, pessoas assim são tão pequenas

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dora!

    Minha primeira vez no seu blog. Estou adorando conhecer o seu cantinho!

    Realmente, assédio moral é uma coisa péssima e não leva ninguém a lugar algum.

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  12. tbm sou como você, sou a favor da felicidade total, contanto que a felicidade das pessoas não faça mal aos outros.
    Pra mim o importante é sermos nós.
    beijossss

    ResponderExcluir
  13. Ah, tem gente que só é feliz humilhando os outros. Mas também isso passa, e o destino de pessoas assim é acabarem sozinhas. tenho pena de quem é assim.
    Boa semana, Dorinha!

    ResponderExcluir
  14. Dorinha.. por onde anda Dorinha..???


    Anda mais sumida do que eu..isso é grave??

    Esta bem???

    Manda um cheiro..

    Beijooo, boa semana!! =*

    ResponderExcluir
  15. Oi! Felicidades cada um sente a sua! Claro, minha feliciade jamais deve depender de outra pessoa. Posso querer compartilhar. Ser feliz em cima de outra? Isso é uma felicidade falsa e o troco vem a galope! Concordo contigo! Beijos

    ResponderExcluir